DB Rio Distribuidora

Blog

Como a limpeza e a higiene influenciam no ambiente de trabalho?

Como a limpeza e a higiene influenciam no ambiente de trabalho?

Diversos fatores relacionados ao ambiente estão diretamente ligados ao trabalho dos profissionais de uma empresa. A temperatura, a organização, o som, o espaço, como também, a limpeza e higiene do local de trabalho, exercem grande influência sobre a produtividade dos colaboradores e a percepção dos clientes e visitantes.

A rotina e a quantidade de atividades do dia a dia, muitas vezes fazem com que a gente se esqueça de uma realidade: gastamos muito do nosso tempo no trabalho. E, na maioria dos casos, nos dias da semana, temos mais contato com os colegas da empresa do que com nossos familiares. Portanto, é importantíssimo implementar a higiene e seus métodos em tais locais,  transformando o ambiente de trabalho em um lugar agradável e limpo, que nos remeta a um clima gostoso e estimulante.

Um ambiente de trabalho limpo, além de favorecer a saúde e as necessidades fisiológicas dos indivíduos, também beneficia o desenvolvimento, a conduta e a alta performance da empresa, visto que, ao trabalhar em um local que promove o bem-estar, os colaboradores se sentem motivados e exercem suas funções de forma eficaz. Além disso, a limpeza do espaço também previne acidentes e garante a manutenção dos equipamentos.

 

As terríveis consequências da falta de limpeza no ambiente de trabalho:

Um local de trabalho onde falta limpeza e higiene, pode causar sérios problemas, tanto para a empresa quanto para os colaboradores, clientes e visitantes. Veja abaixo alguns desses problemas:

  • Proliferação de doenças infecciosas e degenerativas;
  • Queda na qualidade de vida dos colaboradores;
  • Minimização da produtividade;
  • Deterioração dos equipamentos e materiais;
  • Queda na motivação;
  • Enfraquecimento da higiene pessoal dos profissionais;
  • Depreciação dos produtos/serviços;
  • Sensação de cansaço e desânimo entre os colaboradores.

 

Para evitar que estes problemas atrapalhem no desempenho da sua empresa, além das faxinas pesadas semanais, e do trabalho contínuo do profissional de limpeza, pequenas ações diárias podem influenciar no resultado como um todo. O colaborador deve manter o seu setor limpo, ajudar na higiene dos espaços comuns, evitar poluir a empresa, preservar materiais e equipamentos, etc. A ideia é fazer com que todas as pessoas que compõem a empresa, a partir do momento que se comprometam a melhorar o ambiente de trabalho, possam auxiliar no desenvolvimento da organização.

 

Como começar a transformar seu ambiente de trabalho?

O primeiro passo é fazer com que o local de trabalho esteja sempre limpo e organizado. Isso proporciona uma sensação de bem-estar entre, deixando o clima mais leve e saudável. Para isso é preciso que a limpeza do piso esteja impecável, mesas, cadeiras e salas de reunião estejam sempre limpas e organizadas, além de um cuidado especial com os locais comuns a todos (banheiros, copa, corredores, salas diversas).

Veja algumas outras medidas que podem ser tomadas para que todos possam ajudar na arrumação e higiene da organização:

  • Manter as áreas comuns da empresa livres de itens como caixas, ferramentas e materiais desnecessários;
  • Estipular um local adequado para fazer a armazenagem destes itens;
  • Não comer na mesa de trabalho, evitando assim, a proliferação de germes e insetos;
  • Não acumular lixo e sujeira na mesa de trabalho;
  • Limpar móveis e equipamentos com produtos adequados.

 

Os melhores benefícios de se manter o ambiente de trabalho sempre limpo:

  • Favorece a qualidade de vida e saúde do quadro de colaboradores;
  • Aproveita de forma eficaz o local de trabalho;
  • Gera credibilidade para a empresa entre os profissionais, clientes e o mercado como um todo;
  • Promove o relacionamento interpessoal entre os colaboradores;
  • Propicia a conservação dos equipamentos e materiais utilizados na organização;
  • Facilita a localização dos equipamentos e materiais;
  • Gera conscientização e disciplina;
  • Minimiza os acidentes de trabalho;
  • Reduz perdas, desperdícios e custos operacionais;
  • Contribui com o meio ambiente;
  • Auxilia na otimização do tempo;
  • Promove a criatividade entre as equipes;
  • Maximiza a alta performance e entrega de resultados.

 

Muitas vezes, a limpeza do ambiente de trabalho é um aspecto ignorado pelos colaboradores, mas se cada profissional tomar consciência da importância de tal ação e auxiliar na higiene e organização da empresa diariamente, resultados extraordinários, como saúde e qualidade do trabalho serão alcançados. Acredite, ambientes limpos estimulam a produtividade e dão uma grande sensação de conforto.

 

Fonte: https://www.ibccoaching.com.br